Quarta, Dezembro 13, 2017

Sobre Sites

01. O que é um site?

Site é um conjunto de webpages (páginas virtuais na internet) compostas por textos, imagens, animações, sons, formulários, etc.

É freqüentemente utilizado para apresentação de empresas, produtos, notícias, informações e comércio eletrônico (eCommerce). Todas estas estruturas são acessadas através de softwares conhecidos como "navegadores", ou Web Browsers.

Mozila Firefox, Internet Explorer, Opera, Safari, Google Chrome, são exemplos de browsers (navegadores).

 

02. O que preciso para ter meu site?

Para se ter um site, é necessário que um profissional Webdesigner seja contratado, pois o mesmo dará todo o suporte necessário para que o cliente possa ter o seu site e ao mesmo tempo entender como tudo funciona, desde o desenvolvimento do site até a manutenção do mesmo.

Antes de tudo, é preciso contratar um serviço de hospedagem e registrar um domínio, caso o cliente não disponha destes produtos. Somente com o domínio registrado e hospedagem contratada, será possível ter um site na internet.

Hospedagem é um serviço, como o próprio nome diz, que hospeda os arquivos que compõe o seu site, em servidores próprios que permanecem conectados continuamente na rede mundial de computadores (internet).

No Brasil temos inúmeras empresas de hospedagem, como: Uolhost, Locaweb, King Host, Hostnet e muitas outras. O cliente deve escolher o serviço de hospedagem mais adequado ao seu site, haja vista que o serviço de hospedagem tem relação com tamanho do site, sistema no qual o site funciona, entre outros fatores.

O serviço de hospedagem não é gratuito. Cobram-se mensalidades que variam de acordo com o tipo de hospedagem contratada. As mensalidades podem ser pagas todo mês, trimestralmente, semestralmente ou anualmente, ficando a critério do cliente.

O profissional desenvolvedor do site dará todo suporte e auxiliará o cliente em suas possíveis dúvidas, na escolha de um bom serviço de hospedagem.

Já o domínio é o "endereço" que digitamos na linha de endereços do navegador, para que o site seja acessado. Exemplo: acessabauru.com.br. 

Os dominíos são pagos anualmente e devem ser registrados, para que se possa colocar um site na internet. 

Com hospedagem e domínio contratados, parte-se então para a elaboração do site e sua posterior publicação na internet.